Secretários de Segurança se reúnem em Brasíliafoto Ângela ScalonSecretários de Segurança Pública de todo o País, inclusive o de Goiás, Ernesto Roller, se reúnem hoje em Brasília para dar início aos preparativos da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. A reunião começa às 16 horas, no Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro e do presidente Lula. A conferência Nacional de Segurança vai ser em novembro de 2009.Na reunião de hoje os secretários vão definir as primeiras regras para a criação do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), que vai atuar na prevenção de crimes e prevê ações sociais e educativas, com a compreensão e a colaboração de todos os segmentos sociais. Mais informações pelo telefone (62) 3201-1055.
fonte- Goias Agora - Noticias do Estado de Goiás. 8-12-2008.
Tarso pede parcerias na área de segurança em abertura de conferência
FolhaNews
O governo federal lançou nesta segunda-feira a 1ª Conseg (Conferência Nacional de Segurança Pública), que tem o objetivo de ouvir a sociedade para definir em parceria com a União políticas de segurança pública para o país. O ministro Tarso Genro (Justiça) disse que é fundamental trabalhar as ações policiamento, assim como as relações pessoais, e o fortalecimento das instituições envolvidas no processo.
O lançamento da conferência ocorreu em uma cerimônia no Palácio do Planalto. A idéia é que até meados do próximo ano já estar concluída a proposta comum para execução de ações e medidas.
Participaram do lançado da conferência os ministros Tarso, Dilma Rousseff (Casa Civil) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), autoridades federais e estaduais, além de MV Bill, cantor de rap. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua participação no evento porque viajou para ir ao enterro de um amigo, em Sorocaba (SP).
"Todos são parte e todos são indispensáveis. Poderemos recriar os sistemas policiais", disse o ministro. "Sejamos ousados, profundos e pacientes. Os resultados não serão a curto prazo. Os indicadores cairão a médio prazo
." O cantor MV Bill se emocionou ao falar da sua participação na conferência. "As pessoas sabem que venho da Cidade de Deus, uma favela que convive com o crime e com a lógica da exclusão", disse ele. "Estar em uma conferência como esta é muito importante porque sempre sonhei e pensei na reconstrução dessa lógica. Sempre sonhei no diálogo entre todos os lados. Acredito que o diálogo é uma arma positiva."Sociedade
A Conseg reúne cerca de 2.000 representantes de vários setores da sociedade civil que vão apontar as diretrizes para a elaboração de uma política nacional de segurança pública e o fortalecimento do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) e a execução do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).
Segundo o Ministério da Justiça, a 1¦ Conseg está diretamente relacionada ao Pronasci, que destinará R$ 6,7 bilhões para o setor nos próximos quatro anos. Antes da realização da 1¦ conferência serão realizadas reuniões em todo país, como conferências livres, virtuais e seminários temáticos.
De acordo com o ministério, a composição do plenário das conferências respeitará a seguinte paridade: 40% das vagas para a sociedade civil; 30% para o poder público e 30% para trabalhadores da segurança pública. Além de governos municipais e estaduais, a própria sociedade civil poderá convocar conferências livres e enviar propostas diretamente para a etapa nacional
FONTE- Jornal on line-uai-MG. 9-12-2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário